Bonn — Bonn - Alemanha - O futuro do planeta precisa de governantes que costurem acordos ambiciosos para salvar o clima.
Foi dada a largada para as discussões internacionais sobre as mudanças climáticas. As primeiras reuniões que definirão o futuro do planeta estão acontecendo esta semana em Bonn, na Alemanha, e o Greenpeace está lá para acompanhar tudo de perto. Esta manhã, ativistas desfilaram com um balão de 2 metros de altura representando o planeta pegando fogo, 60 bicicletas e com a faixa “Urgente: precisamos de líderes que combatam o clima”.
“A corrida para encontrar maneiras conjuntas de combater o aquecimento global começa aqui e os governos precisam iniciar essa rodada de conversas com vigor e determinação. Nós precisamos de líderes que consigam costurar acordos ambiciosos para salvar o clima”, disse Stephanie Tunmore do Greenpeace Internacional. Um dos assuntos que está na pauta da reunião de Bonn é determinar um acordo de médio prazo para reduzir as emissões dos países desenvolvidos. “Os países desenvolvidos precisam parar de brincar com o clima e reduzir suas emissões em, no mínimo, 40% até 2020”, completa.
Ao mesmo tempo em que acontecem as discussões em Bonn, tem início também a reunião do G20 em Londres, aonde os presidente dos EUA, Barack Obama e o presidente da China, Hu Jintao, irão se encontrar pela primeira vez.
“O encontro destes dois presidentes é uma oportunidade perfeita para que os dois maiores emissores de gases de efeito estufa encontrem uma causa comum e liderem as discussões sobre o clima. Um acordo conjunto EUA/China visando soluções para mitigar o aquecimento global pode ser um passo muito importante para quebrar esse impasse que dura décadas e dar início a um legado positivo para o clima”, analisa Tunmore.
As reuniões em Bonn são preparatórias para a Convenção do Clima de Copenhague, na Dinamarca, que acontecerá em dezembro. Lá, os governos irão definir ações concretas sobre como salvar o clima.
Mas o que deve ser acordado pelos governantes na convenção de Copenhague?
• As emissões globais tem até 2015 para chegaram ao nível máximo, e devem diminuir rapidamente após essa data, atingindo um valor próximo a zero até, no máximo, 2050;
• Os países desenvolvidos precisam reduzir suas emissões em, no mínimo, 40% até 2020. Pelo menos ¾ deste valor deve ser atingido pela redução das emissões dentro do país, sem compensar as emissões em outros locais.
• Os países em desenvolvimento devem reduzir suas emissões entre 15 e 30% até 2020, com o apoio dos países desenvolvidos;
• A criação de um mecanismo de financiamento para acabar com o desmatamento e com as emissões associadas em todos os países desenvolvidos deve ser feita até 2020. As áreas chaves para receber financiamento desse fundo são a Amazônia, a Bacia do Congo e as florstas da Indonésia e papua Nova Guiné que precisarão atingir o desmatamento zero até 2015.
Para saber mais o que cada país pode fazer para combater o aquecimento global acesse: http://www.greenpeace.org.br/cop/
Fonte: GreenPeace
0 comentários:
Postar um comentário