Mudanças climáticas perturbam portugueses

Depois do Brasil, Portugal é o país que mais tem acessado o blog VejaVerde. Em agradecimento, segue uma matéria relacionada a nova consciência portuguesa em relação ao meio ambiente.


Havas Media apresentou um estudo internacional onde consta a preocupação dos portugueses face às mudanças climáticas - «A percepção do consumidor sobre as alterações climáticas e o seu impacto na vida das empresas e das marcas».

O objetivo é implantar melhor o «marketing verde» e todas as suas potencialidades, sendo que os portugueses demonstram pensar que as marcas terão de intervir diretamente para melhorar o ambiente.

A pesquisa foi realizada em dez países, onde Portugal também figura ao lado de EUA entre outros, realizando-se doze mil e seiscentas entrevistas e mais de duzentas marcas envolvidas.

Os portugueses em comparação aos outros países apontam o maior índice de preocupação face a estas mudanças, 87% afirmam mesmo estarem atentos e receosos quanto ao aquecimento global; 93% preferem comprar produtos das «empresas verdes» e 98% dos portugueses têm a preferência por produtos que não sejam nocivos para o ambiente.

O estudo aponta que 49% dos entrevistados nacionais estão desatentos quanto a este fenômeno, 38% demonstram estar atentos e 13% indiferentes.

A Água do Luso e Continente são as marcas que mais se destacam no panorama nacional pela positiva, quanto às suas características amigas do ambiente. O setor que melhor se apresenta face ao ambiente é o dos bens de consumo e o do retalho, ao invés da indústria petrolífera e aviação, que demonstram ser a área menos «verde» em Portugal.

1 comentários:

Maria José Villafanha disse...

Parabéns pelo trabalho.
É missão de todos nós como cidadãos do mundo e profissionais de comunicação, criar e desenvolver mensagens sustentáveis para que possamos transformar a mentalidade dos consumidores e, principalmente, das empresas anunciantes.